Quando adquirimos um novo Pet, seja cão ou gato, muitas vezes nos esquecemos da melhor forma de prevenção contra determinadas doenças infectocontagiosas de uma maneira extremamente simples e eficaz: A VACINAÇÃO!
As vacinas têm por objetivo criar anticorpos contra agentes virais e bacterianos que podem causar sintomas graves, podendo levar a óbito alguns pacientes de acordo com a evolução da doença. Cães e gatos filhotes podem ser vacinados a partir de 45 a 60 dias de vida, sendo sugerido um protocolo de 3 doses de vacinas múltiplas (ou polivalentes) e 1 dose de vacina antirrábica aos 4 meses de idade. O intervalo entre as doses de vacinas pode ser de 21 a 30 dias de acordo com o protocolo usado pelo médico veterinário responsável.
No caso dos cães, a vacina múltipla mais comum é a V8 ou V10 que os protege contra doenças como cinomose, parvovirose, coronavirose, hepatite infecciosa, leptospirose e doenças do trato respiratório. A diferença é que a vacina V10 apresenta maior proteção contra a leptospirose, doença transmitida por roedores. Mas ambas protegem contra as mesmas doenças, sendo a V10 a mais utilizada atualmente, principalmente no caso de cães que têm maior probabilidade de contato com roedores.
É importante saber que em regiões onde existe maior probabilidade da ocorrência da leptospirose, os cães devem tomar uma vacina específica contra esta doença após 6 meses da imunização com a vacina múltipla. Um médico veterinário poderá orientá-lo sobre essa vacina e se há indicação para seu Pet.
No caso dos gatos domésticos, pode ser realizada imunização com a vacina V3, V4 ou V5. A V3 (tríplice felina) protege contra a panleucopenia, calicivirose e rinotraqueíte. A V4 (quádrupla felina) apresenta proteção contra essas mesmas doenças, e também clamidiose. A V5 (quíntupla felina) protege contra as doenças citadas anteriormente, e também contra a leucemia viral felina. Na dúvida de qual escolher, siga as orientações do seu médico veterinário. A V4 é uma excelente opção.
O reforço vacinal é fundamental para proteger esses animais durante toda a vida, sendo realizadas uma dose da vacina polivalente e 1 dose da antirrábica anualmente.
Nosso objetivo com esse artigo não é explicar cada uma das doenças citadas, mas orientá-los sobre a importância de realizar a imunização completa de cães e gatos e zelar pela boa saúde dos mesmos, evitando inclusive gastos extras após desenvolvimento de qualquer uma das doenças infectocontagiosas citadas anteriormente.
Esperamos ter contribuído para convencê-los nesse artigo que a vacinação é o melhor investimento anual que podemos fazer pelo nosso “amigo de 4 patas”. Algumas vezes, muitos tutores de cães e gatos deparam-se com um quadro de doença infecciosa que acomete seu pet e custos inesperados com tratamento, além do risco de óbito do paciente.
CUIDE COM CARINHO E RESPONSABILIDADE DE QUEM VOCÊ AMA!
Dra Patrícia Moraes
Hospital Veterinário Paes de Barros
your pet, our life