momento hvpb

Dúvidas sobre mau hálito e como escovar os dentes do seu pet?

Vamos ajudá-lo com nossas dicas HVPB

O mau hálito e a formação de tártaro são alertas importantes de que algo precisa ser feito para evitar a evolução da doença, que parece inofensiva, mas esconde um perigo muito grande à saúde dos animais.

Assim como em pessoas, o mau hálito em pets é um sinal de algo errado na cavidade oral.

Hoje o mau hálito é um grande aliado do Médico Veterinário pois muitas pessoas não examinam a boca dos seus pets, principalmente os peludos, e só percebem que alguma coisa está ruim quando sentem um cheiro forte na boca.

A principal causa da halitose é o acúmulo de tártaro, que dentre outros, é formado pela placa bacteriana. As bactérias do tártaro em contato íntimo com a gengiva desencadeiam uma reação do sistema imunológico do paciente resultando em gengivite, sangramento e retração gengival. Em casos mais graves os dentes ficam “moles”, acabam caindo, e se não tratados, o quadro progride para uma doença periodontal.

Essa é uma doença grave!  Em humanos já está comprovado que as bactérias da boca vão para a circulação sanguínea e trazem problemas aos órgãos como coração, rins e fígado, por exemplo.

Ou seja, a “limpeza de dentes”, não é um tratamento estético, e sim o tratamento de uma infecção.

O mau hálito também pode indicar doenças mais graves como o câncer de boca e estomatites.

DICA DE OURO: A melhor forma de prevenir e retardar o acúmulo de tártaro e o mau hálito é a escovação dentária diária. Ossinhos artificiais, biscoitos e soluções adicionadas na água ajudam, porém o método mais eficaz ainda é a escovação. Deve-se ainda ter cuidado para que os produtos que “mascaram” o mau hálito, não escondam um problema grave. Portanto, quando seu pet estiver com mau hálito fique atento e leve a um Médico Veterinário para uma avaliação.

Para começar a escovar os dentes do seu pet você precisará de: escova de dentes de cerdas macias, pasta de uso veterinário, paciência e carinho.

Nunca se deve utilizar pasta humana, pois contem muito flúor e seu pet vai engolir.

As escovas em forma de dedeiras são boas para iniciar o treinamento, todavia o que limpa melhor os dentes são escovas de cerdas.

O segredo da escovação é o condicionamento positivo, ou seja, sempre recompense o bom comportamento.

Nós não lembramos qual foi a primeira vez que escovamos os nossos dentes pois fomos acostumados desde bebês, portanto devemos ter paciência até que eles se acostumem com a escovação. Esse treinamento segue algumas etapas e dependerá de cada pet.

Passo 1: Acostumar o pet acariciando a região da boca e sempre elogiando.

Passo 2: Colocar a dedeira ou o dedo com uma gaze sobre a gengiva para o pet sentir uma textura diferente.

Passo 3: Não precisa abrir a boca para escovar os dentes do seu pet, apenas deslize o dedo pelo lado de dentro das bochechas. Se ele permitir que você faça isso por poucos segundos, elogie e recompense com um petisco, um passeio ou uma brincadeira. Nunca dê bronca! 

E assim deve ser feito todos os dias, uma vez ao dia.

Com o tempo o pet perceberá que toda vez que ele escova os dentes ganha uma recompensa, criando uma associação positiva. 

Os gatos também devem escovar os dentes diariamente!

E a cada ano, ou quando necessário, devem passar por um Médico Veterinário especialista para realizar uma profilaxia profissional.

A profilaxia ou tratamento periodontal é realizado sob anestesia geral. É um procedimento muito seguro e exames prévios são realizados para aumentar ainda mais a segurança do procedimento. Teremos o maior prazer em orientá-lo sobre os detalhes deste procedimento. Conte com nossa equipe!

HOSPITAL VETERINÁRIO PAES DE BARROS

 24 HORAS COM VOCÊ E SEU PET!

SEMPRE PRONTO PARA CUIDAR COM CARINHO

E RESPONSABILIDADE DE QUEM VOCÊ AMA! 

Juliana Kowalesky

Especialista em Odontologia Veterinária – HVPB

Diretora da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária- ABOV

Mestre e doutora pela FMVZ- USP

your pet, our life

Iniciar conversa
Falar com a atendente
Whatsapp do HVPB
Olá! vamos agendar um horário para seu Pet?!